fbpx

Os caminhos para se ter um site

seta-caminho

Existem basicamente 4 caminhos para se ter um site:

1. Construir site com construtores grátis
2. Aprender a programar e você mesmo desenvolver seu site
3. Pedir para um amigo ou parente que é desenvolvedor
4. Contratar uma empresa de desenvolvimento de sites


Construir site com construtores grátis

A primeira opção, de site grátis, pode ser a mais tentadora mas é preciso muita cautela. Você precisa dispor de tempo para criar seu site e isso é precioso. Mas essa não é a única questão. O mais complicado é que o conteúdo criado na verdade é de propriedade da plataforma, você é apenas o autor. Se você quiser mudar de hospedagem não é possível, você estará preso a este fornecedor.

Depois você passa a perceber que não consegue um visual totalmente do jeito que deseja e seu site não ficou tão bonito quanto de seus concorrentes pois os construtores automáticos tem limitações de formatação. Um site mal apresentado dá impressão de feito de qualquer jeito, às pressas e não transmite confiança. Imagine um produto com mesmo preço em duas lojas físicas: Uma limpa e organizada com funcionários uniformizados e outra com instalações, mobilias e pintura mal acabadas, e funcionários mal vestidos. Em qual você compraria?
Com o tempo a idéia é crescer, e seu site pode necessitar de mais recursos que não são contemplados no plano grátis. Então você é obrigado a migrar de plano e passa a pagar para ter crescimento, e os preços não são nada amigáveis. Depois de alguns meses de investimento no seu projeto você fica num grande impasse: Trabalhei tanto por esse site grátis mas agora preciso pagar para que atenda minhas necessidades, os preços não são bons e meu site poderia estar melhor. Continuo pagando por um site que deixa à desejar ou recomeço tudo em outra plataforma que me permita maior liberdade?
Os construtores grátis talvez atendam se você quer um site bem simples, não faz muita questão de design e não espera crescimento.


Aprender a programar e você mesmo desenvolver seu site

Se você é programador pode ser uma boa opção senão precisará de muito tempo para desenvolver seu site. A curva de aprendizagem em programação é longa e lenta. Você ficará um bom tempo fazendo cursos e lendo livros para aprender a programar e desenvolver seu site.


Pedir para um amigo ou parente que é desenvolvedor

Esta é um questão contraditória. Um amigo ou parente que trabalhe ou estude na área poderá criar seu site, mas por quanto? Certamente vai fazer um preço camarada ou até não cobrar nada. Mas qual o comprometimento com o projeto? E se por algum motivo ele parar na metade? E se não ficar bom? Ele faz com a melhor boa vontade e você será capaz de dizer “Não gostei” ou vai ter que usar assim mesmo?


Contratar uma empresa de desenvolvimento de sites

Aqui existem várias opções e preços. Alguns itens que você pode analisar na escolha são: suporte e treinamento, otimização de site para buscas no Google, tecnologia utilizada, integração às redes sociais, automação de marketing. Verifique também em seu portfólio (exemplos de sites), se são sites seguros (com cadeado no endereço do site), se são responsíveis (abrem corretamente em desktop e celular), se tem bom visual, se sua experiência em navegar no site é agradável, se as cores tem equilíbrio e bom gosto, e claro se o preço é acessível e as formas de pagamento.

Aqui oferecemos todos esses recursos por um preço justo que com certeza cabe no seu bolso. Estamos com a campanha Covid Solidário para colaborar com pessoas em empresas que tiveram seus negócios impactados com a pandemia.
Corra que é por tempo limitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *